Coaching

10 fatos sobre coaching que sempre surpreendem

Coaching

Ajudar profissionais a terem mais segurança e clareza para terem maior realização profissional. Esse é um resumo do meu trabalho como Coach. Atividade realizada com muita dedicação e com base em anos de estudo e experiência em desenvolvimento de pessoas.

Conforme vou atendendo, começo a ver frases que meus diferentes clientes repetem, e algumas começaram a chamar minha atenção.  Sendo que algumas até são engraçadas quando escuto. Assim, com o objetivo de tornar mais concentro o que é coaching, juntei aqui 10 fatos sobre o processo de coaching.

Apenas para facilitar a compreensão, quero clarificar dois conceitos que por vezes são usados como sinônimo e não o são:

Coaching: processo de melhoria focada e acelerada

Coach: profissional que conduz o processo.

Vamos aos 10 fatos!!

1 – “Nossa, isso funciona!!”  – amo quando meus clientes dizem isso … e eles sempre dizem.

2 – Sim, é rápido – o foco e o trabalho estruturado permitem que itens, ações ou mesmo sentimentos que pareciam incapazes de mudarem, mudem e de forma rápida (e estou falando de processos que duram até 3 meses para serem concluídos).

3 – “Nossa, eu achei que era mais caro” – escuto muito este comentário de meus clientes, até já fiquei pensando se não deveria subir o preço (risos), mas não é esse o ponto e sim de que se tem uma ideia de alto investimento financeiro, quando na verdade, o investimento maior é o da dedicação. E vem outra questão:  quanto você vale para você? Quando vale usar seu dinheiro com você mesmo … não é tão caro assim 🙂

4 – “Que pergunta difícil esse, heim?!” – sim, você escutará perguntas difíceis. O Coach tem que desafiar seus clientes dentro do caminho rumo ao objetivo dele. Se não fosse para aprofundar … não faria coaching, não é?! 🙂

5 – Sim, com certeza!! Você achará as respostas para as perguntas difíceis – o Coach desafia para que você possa achar a resposta. É como um garimpo em si mesmo. O papel do Coach não é ser um livro de respostas, mas sim um livro de perguntas, pois as respostas estão em você … é só buscar e a pergunta certa faz total diferença nessa busca.

6 – Não é receita de bolocada processo é um processo, cada cliente é um cliente. Tenho clientes que indicam outros e volta e meia vem “você vai fazer a mesma atividade que fez com fulano?”. A resposta sempre é “depende”, depende do objetivo e caminho de cada cliente. Dentro de minha atuação, customizo todo o processo para cada cliente, é um trabalho de artesã, não existem dois processos iguais, pois não existem dois clientes iguais. E faz tanta diferença tratar cada cliente como único e não como “mais um”…

7 – Você descobre que tem mais confiança do que imaginava – todos os clientes que atendi (isso mesmo, 100%) relatam que se sentem mais confiantes, mais seguros, que isso faz diferença e que foi um dos principais ganhos do processo. E um detalhe, nem 10% tinham segurança e confiança como demanda no início do processo, ou seja, nem sabiam que precisavam e conseguiram mesmo assim algo que faz muita diferença para sua realização profissional.

8 – O resultado depende de sua ação – é praticamente um mantra “o mundo acontece na ação”. O que você pode fazer de fato e não só o que pensar. Pensar é uma boa parte da história, mas sem ação … uma ideia é só uma ideia, não gera resultados, muito menos mudança. Então sim, você vai agir durante seu processo de coaching, seja conversar, pesquisar, montar uma lista de atividades, pesquisar dados … mais importante que o tamanho da ação, é o tamanho do resultado e do impacto dela.

9 – Você achará que deveria ter começado o processo de coaching antes – não foi nem de um e nem dois clientes que ouvi “todo mundo devia fazer isso”. Um ainda me disse “todo mundo devia fazer isso na faculdade” … sinal que o processo deu resultado … o que mais posso dizer a não ser que fico muito feliz por meus clientes?!

10 – Você vai gostar … e sentirá saudades quando terminar – e seu Coach também sentirá saudades!! Tão bom ter notícias dos clientes e das conquistas que seguem realizando com base naquilo que desenvolveram. Mesmo quando enfrentam uma dificuldade, sim, porque o mundo gira e as coisas ocorrem, já tem outra percepção sobre si que permite continuar superando desafios.

E você? Aceita o desafio de ser sua melhor versão?

______________

Eu, Cibele Sanches (cibele@rumocoaching.com.br), sou Coach de realização profissional e pessoal, Multi especialista de RH e Consultora em Gestão de Pessoas. Fundei a Rumo Coaching & Consultoria com a missão de desenvolver e transformar pessoas e carreiras.

(Quer receber os conteúdos e novidades da Rumo Coaching? Clique aqui)

Quer conhecer nossa Trilha de Autocoaching de Realização profissional? Clique aqui!!

www.rumocoaching.com.br

Um comentário sobre “10 fatos sobre coaching que sempre surpreendem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *