Coaching

10 fatos sobre coaching que sempre surpreendem

Coaching

Ajudar profissionais a terem mais segurança e clareza para terem maior realização profissional. Esse é um resumo do meu trabalho como Coach. Atividade realizada com muita dedicação e com base em anos de estudo e experiência em desenvolvimento de pessoas.

Conforme vou atendendo, começo a ver frases que meus diferentes clientes repetem, e algumas começaram a chamar minha atenção.  Sendo que algumas até são engraçadas quando escuto. Assim, com o objetivo de tornar mais concentro o que é coaching, juntei aqui 10 fatos sobre o processo de coaching.

Apenas para facilitar a compreensão, quero clarificar dois conceitos que por vezes são usados como sinônimo e não o são:

Coaching: processo de melhoria focada e acelerada

Coach: profissional que conduz o processo.

Vamos aos 10 fatos!!

1 – “Nossa, isso funciona!!”  – amo quando meus clientes dizem isso … e eles sempre dizem.

2 – Sim, é rápido – o foco e o trabalho estruturado permitem que itens, ações ou mesmo sentimentos que pareciam incapazes de mudarem, mudem e de forma rápida (e estou falando de processos que duram até 3 meses para serem concluídos).

3 – “Nossa, eu achei que era mais caro” – escuto muito este comentário de meus clientes, até já fiquei pensando se não deveria subir o preço (risos), mas não é esse o ponto e sim de que se tem uma ideia de alto investimento financeiro, quando na verdade, o investimento maior é o da dedicação. E vem outra questão:  quanto você vale para você? Quando vale usar seu dinheiro com você mesmo … não é tão caro assim 🙂

4 – “Que pergunta difícil esse, heim?!” – sim, você escutará perguntas difíceis. O Coach tem que desafiar seus clientes dentro do caminho rumo ao objetivo dele. Se não fosse para aprofundar … não faria coaching, não é?! 🙂

5 – Sim, com certeza!! Você achará as respostas para as perguntas difíceis – o Coach desafia para que você possa achar a resposta. É como um garimpo em si mesmo. O papel do Coach não é ser um livro de respostas, mas sim um livro de perguntas, pois as respostas estão em você … é só buscar e a pergunta certa faz total diferença nessa busca.

6 – Não é receita de bolocada processo é um processo, cada cliente é um cliente. Tenho clientes que indicam outros e volta e meia vem “você vai fazer a mesma atividade que fez com fulano?”. A resposta sempre é “depende”, depende do objetivo e caminho de cada cliente. Dentro de minha atuação, customizo todo o processo para cada cliente, é um trabalho de artesã, não existem dois processos iguais, pois não existem dois clientes iguais. E faz tanta diferença tratar cada cliente como único e não como “mais um”…

7 – Você descobre que tem mais confiança do que imaginava – todos os clientes que atendi (isso mesmo, 100%) relatam que se sentem mais confiantes, mais seguros, que isso faz diferença e que foi um dos principais ganhos do processo. E um detalhe, nem 10% tinham segurança e confiança como demanda no início do processo, ou seja, nem sabiam que precisavam e conseguiram mesmo assim algo que faz muita diferença para sua realização profissional.

8 – O resultado depende de sua ação – é praticamente um mantra “o mundo acontece na ação”. O que você pode fazer de fato e não só o que pensar. Pensar é uma boa parte da história, mas sem ação … uma ideia é só uma ideia, não gera resultados, muito menos mudança. Então sim, você vai agir durante seu processo de coaching, seja conversar, pesquisar, montar uma lista de atividades, pesquisar dados … mais importante que o tamanho da ação, é o tamanho do resultado e do impacto dela.

9 – Você achará que deveria ter começado o processo de coaching antes – não foi nem de um e nem dois clientes que ouvi “todo mundo devia fazer isso”. Um ainda me disse “todo mundo devia fazer isso na faculdade” … sinal que o processo deu resultado … o que mais posso dizer a não ser que fico muito feliz por meus clientes?!

10 – Você vai gostar … e sentirá saudades quando terminar – e seu Coach também sentirá saudades!! Tão bom ter notícias dos clientes e das conquistas que seguem realizando com base naquilo que desenvolveram. Mesmo quando enfrentam uma dificuldade, sim, porque o mundo gira e as coisas ocorrem, já tem outra percepção sobre si que permite continuar superando desafios.

E você? Aceita o desafio de ser sua melhor versão?

______________

Eu, Cibele Sanches (cibele@rumocoaching.com.br), sou Coach de realização profissional e pessoal, Multi especialista de RH e Consultora em Gestão de Pessoas. Fundei a Rumo Coaching & Consultoria com a missão de desenvolver e transformar pessoas e carreiras.

(Quer receber os conteúdos e novidades da Rumo Coaching? Clique aqui)

Quer conhecer nossa Trilha de Autocoaching de Realização profissional? Clique aqui!!

www.rumocoaching.com.br

Os comentários estão desativados.