Você sabe mesmo quais são seus talentos ? Um processo de autodescoberta!

1035036

Fonte: Shutterstock.com

Quem empreende, seja em uma nova carreira, projeto ou empresa, enfrenta diversos desafios e precisa estar atento as oportunidades, fortalezas e tantos outros fatores … Melhoria continua é um dos pilares de meu trabalho. Por isso, busco conversar com meus clientes depois de termos concluído nossos projetos.  Recentemente fiz um levantamento mais formal para entender sobre os resultados que os processos de desenvolvimento e coaching estavam gerando após o encerramento dos mesmos.

Refletindo sobre as respostas de meus clientes, me lembrei de um texto que escrevi sobre talento e comecei a rir (porque me caiu uma ficha), pois meus clientes estavam me dando alguns feedbacks claros sobre algo que não estava tão presente para mim.

A saber: “Talento, palavra de origem latina, é a inclinação natural de uma pessoa a realizar determinada atividade” (fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Talento)

No artigo que escrevi, eu comento que talento é algo que os outros te contam porque para você é algo natural que você nem “presta atenção”. Conversando com meus clientes entendi uma característica minha que estava impactando positivamente a eles: a capacidade de resolver problemas. Então me lembrei que ao longo de minha carreira ouvi muitas vezes sobre mim ou foi o motivo pelo qual as pessoas me buscavam … sabe algumas das frases que mais escutei na minha vida (profissional e também pessoal):  “Ela resolve”, “Ela dá um jeito”, “Conversa com ela que você vai achar uma solução”.

Meus clientes comentaram que o processo de coaching permitiu a eles: resolveram problemas, resolveram situações, começando em suas vidas profissionais e indo também para o lado pessoal (sim, porque esta divisão é meramente didática e não prática) … acho que posso dizer que não sou simplesmente uma Coach de carreira, sou uma “problem solving coach” 🙂 . O foco, a sistematização, a análise e detalhamento das images-21situações e desafios, a busca de alternativas eficazes e efetivas, ou seja, não resolver apenas para o momento, mas sim algo que dure além do instante; foram alguns dos itens que não fui eu que enumerei, mas meus clientes, como resultado de suas ações de desenvolvimento profissionais e pessoais.

Porque conto esta história? Alguns podem até pensar “nossa, ela está abrindo um ponto cego dela e se expondo”, mas na verdade quero mostrar o quanto as oportunidades de crescimento estão a nossa volta, é questão de fazer as perguntas certas as fontes que importam. O processo de coaching, e consequentemente desenvolvimento, se baseia também em melhoria continua, estar aberto para ver o que era um ponto cego e transformar isso em alavanca … isso é a magia do crescimento, de buscar satisfação, realização e equilíbrio. E você? O que você tem de talento e que não está sabendo e/ou usando a seu favor? Quer uma dica? Copio aqui um pedaço de meu outro artigo:

“ … use estas três dicas para achar seus talentos:

  1. Reflita e mapeie o que é fácil para você realizar
  2. Escute o que os outros te dizem que você faz bem
  3. Mapeie o que sempre te chamam para fazer porque você faz melhor que os outros”

Espero que estas breves linhas possam te ajudar a ter insights sobre você mesmo, e se tiver alguma questão para resolver e que precise de ajuda … estou por aqui 😉

____________________

Quem sou eu? Sou Cibele Sanches, atuo na Rumo Coaching & Consultoria. O que eu faço: eu ajudo profissionais experientes a resolverem problemas e terem vidas mais felizes e equilibradas!! Faço isso através de ações para desenvolvimento pessoal e profissional, baseadas e inspiradas em coaching e mentoria. Uso para isso meus mais de 15 anos de experiência em gestão de pessoas, atuando em ambientes complexos e de mudanças em empresas multinacionais e nacionais.

Você pode conhecer mais sobre meu trabalho em meus canais, seja em vídeos ou em meus artigos ou mesmo os feedbacks dos clientes da Rumo.

Para saber mais e receber novidades: www.rumocoaching.com.br/contato

Obrigada por ter lido este artigo e um ótimo dia!!!

Linkedin: Clique aqui se quiser ler este artigo no Pulse do Linkedin

2 comentários sobre “Você sabe mesmo quais são seus talentos ? Um processo de autodescoberta!

Os comentários estão desativados.