satisfacao-trabalho

3 Fatos Críticos: Engajamento, Reconhecimento e Oportunidades de Crescimento

satisfacao-trabalho

Você sabia que o engajamento e a percepção de reconhecimento são altamente relacionados com as oportunidades de crescimento que o profissional recebe?! Não sou eu que estou dizendo isso, é o Great Place To Work, que realiza as pesquisas das melhores empresas para se trabalhar. E qual empresa não quer profissionais que estejam engajados e se sintam reconhecidos?! E qual profissional não quer se sentir engajado e reconhecido?

E, para oportunidades de crescimento, é preciso desenvolvimento. Gostaria de falar com você sobre desenvolvimento, mas não quero lhe oferece mais um treinamento. Sim, você deve receber muitas divulgações sobre esse tema. Quero te convidar a ir mais fundo e fazer uma reflexão comigo.

Um ponto é poder diferenciar treinamento de desenvolvimento. Desenvolvimento é uma ação mais ampla, que envolve a aquisição e a aplicação prática do conhecimento, incluindo o treinamento (aquisição) que é a menor parte, a modelagem e/ou supervisão e a aplicação, prática em si (a maior parte dele). Sem esses 3 elementos, não há desenvolvimento.

desenvolvimento

Interessante observar quando se escolhe treinamentos muitas vezes se foca a consequência do problema que se quer solucionar e não na causa deste problema. Como assim? Já parou para pensar porque existem, por exemplo, tantos treinamentos sobre oratória e comunicação e a queixa ainda é de que as pessoas não se comunicam? (E eu não tenho nada contra treinamentos de comunicação, admiro e recomendo). Porque, na maioria das vezes, não é esse o problema, não é não saber falar, é o não querer, é o não saber como aplicar uma técnica, etc etc etc. Para quem usa ferramentas de qualidade, vale a técnica dos 5 porquês, para chegar a causa de fato. Para quem não conhece a técnica, pense em uma criança de 6 anos que pergunta “por quê?” até não se conseguir mais responder.

Observando e atuando em diversos cenários de desenvolvimento, meu olhar sempre foi para o que originou a demanda. Usando o exemplo da comunicação, muitas vezes é um individuo em posição de liderança que deixa de colocar um limite, ou trata pessoas de formas diferentes … daí já viu né, dá problema de comunicação. E como um treinamento de comunicação resolver isso? Simples, não resolve.

Uma analogia para exemplificar essa ideia é uma caixa d’água que estava vazando … ao invés de ver porque ela vaza e resolver isso (entender a causa de fato e atuar sobre ela) simplesmente se coloca mais água sempre “ah, se está faltando água, coloca água” e assim fica o circuito, com esforço gasto que não reverte em solução.

Da mesma forma com o tema de desenvolvimento, quantas vezes buscamos ou recomendamos “colocar mais água” ao invés de entender a causa raiz. Quanto se gasta de dinheiro e de esforço com um paliativo ao invés de investir na auto-reflexãoautoconsciência e mesmo na análise da situação para ter uma solução efetiva? Fica-se com a primeira resposta que é sempre mais fácil, porem quase nunca efetiva.

Lembra que começamos falando de engajamento e reconhecimento?! Que os mesmos são altamente ligados com as oportunidades de desenvolvimento?! Quer melhorar seu resultado, seu engajamento e reconhecimento? Encare o desenvolvimento de frente, e não seja um “refém de treinamento” que está lá só esperando acabar. Olhe para o que precisa de fato ser transformado, ao que precisa ser resolvido e invista nisso, você verá que é bem mais fácil do que parece, além de ser muito mais motivador e gratificante.

E você, aceita o desafio?

___________

Quem sou eu? Sou Cibele Sanches, atuo na Rumo Coaching & Consultoria, onde minha missão é desenvolver e transformar pessoas e carreiras. Como faço isso? Através de ações focadas em desenvolvimento, baseadas e inspiradas em coaching e mentoria. Uso para isso meus mais de 15 anos de experiência em gestão de pessoas, atuando em ambientes complexos e de mudanças em empresas multinacionais e nacionais.

Você pode conhecer mais sobre meu trabalho em meus canais, seja em vídeos ou em meus artigos ou mesmo os feedbacks dos clientes da Rumo.

Para saber mais e receber novidades: www.rumocoaching.com.br/contato

Obrigada por ter lido este artigo e um ótimo dia!!!

Linkedin: Clique aqui se quiser ler este artigo no Pulse do Linkedin

Os comentários estão desativados.