Sozinho X Acompanhado

Sozinho ou Acompanhado?

Sozinho X AcompanhadoEssa pergunta pode ser feita em diversos cenários, e o que eu quero convidar para refletir é sobre o desenvolvimento. Vamos começar entendendo o que é desenvolvimento. De forma simples, desenvolvimento é crescimento, evolução, progresso.

Quem pode desenvolver você? Vou dar uma dica: se a resposta foi qualquer coisa diferente de “eu mesmo” …. está errada!!!

O processo de desenvolvimento é sempre coordenado e controlado pelo indivíduo, pelo eu.  Ninguém é capaz de desenvolver uma outra pessoa. Provavelmente aqui já deve ter gente pensando que eu estou fora da realidade, pensando em tantas pessoas que ajudaram você chegar ao ponto que você está hoje ou mesmo quantas pessoas você ajudou a desenvolver. Então eu digo, você está começando a entender meu ponto. Quando falamos de desenvolvimento, este é um processo interno. Ninguém pode forçar alguém a aprender algo, um adulto só aprende porque ele quer, porque tem motivação (motivo para ação), motivo para aprender e se desenvolver. Com base neste motor, aí sim busca-se referências, auxílios, mentorias, experiências, cursos e tantos outras formas que fomentam o desenvolvimento.

Neste cenário, a resposta à pergunta “sozinho ou acompanhado? ” tem a resposta clássica … depende!  🙂  . Cada pessoa tem uma forma de evoluir e também varia em necessidade de apoio. Seja qual for a forma, ou se precisa de apoio externo ou não, todo processo de desenvolvimento começa do desejo de sair do lugar, de evoluir. E tudo isso começa com autorreflexão.

Precisa se desenvolver em algum aspecto e não sabe muito bem como fazer? Te dou duas dicas:

1 – Foque em seus pontos fortes e use eles como alavanca para seu crescimento.

2 – Reflita sobre este aspecto no qual você precisa se desenvolver: no que está te impedido de evoluir e o que você poderá fazer quando atingir esse novo patamar.

A tomada de consciência sobre si mesmo vai permitir você encontrar seu caminho a percorrer e então você poderá escolher se sozinho o acompanhado.

Um bom caminho para você!!!

____________

Eu, Cibele Sanches (cibele@rumocoaching.com.br), sou Coach de realização profissional, Mentora de coaches e Consultora em Gestão de Pessoas. Fundei a Rumo Coaching & Consultoria com a missão de desenvolver e transformar pessoas e carreiras.

Quer um suporte para seu autodesenvolvimento? Receba a Trilha de Autocoaching de Realização Profissional, clique aqui.